07 novembro 2009

PARABÉNS Pinho

Vamos lá cantar... 1, 2, 3...
Parabéns a você... desculpem, enganei-me!
Parabéns a mim, nesta data querida............................

... muitas felicidades
... para o menino Pinho uma salva de palmas....
Felicidades de toda a BiciARCA team

Vamos atrás dele, pode ser que tenha uma tacinha para o pessoal. Agarra-o Plusiano!

Hmm ! Agora tenho uma bike nova, ninguém me apanha!

DOMINGO - 1 Novembro 2009

Pedimos desculpa a todos os que nos acompanham, mas só agora foi possível o registo do passado domingo, dia 1 de Novembro onde a BiciARCA team esteve uma vez mais numa aventura fantástica por essas estradas…
O dia começou ameaçando chuva, com o céu bastante nublado e temperaturas baixas. Toca a levar o impermeável (alguns, claro).
Acabámos por decidir fazer apenas estrada, e irmos até à Cruz Alta. Ritmo acelerado até às águas do Luso, onde fizemos o respectivo abastecimento das garrafinhas e onde tomámos um café. De volta à estrada, iniciámos a subida até à Cruz Alta, onde o nevoeiro era cerrado e a visibilidade muito reduzida. A serra do Buçaco é linda. Proporciona paisagens bonitas!
A Mata Nacional do Buçaco, considerada área protegida, possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco
Já agora fica aqui um pouco da nossa História.
Foi em tempos chamada serra de Alcoba, uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude. Abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova.
A mata que existe ainda hoje na Serra do Buçaco foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII; os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz do Buçaco, destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Presentemente, no seu lugar existe o Hotel Palace Buçaco.
A floresta do Buçaco é um lugar mágico, retiro monástico, isolada do resto do mundo.

Chegados à Cruz Alta fizemos uma pequena paragem, onde admiramos a paisagem, comemos qualquer coisa e tirámos umas fotos.

De seguida, o regresso, descendo a grande velocidade até ao Monumento Comemorativo da Batalha do Buçaco. Monumento comemorativo levantado no lugar onde no dia 27 de Setembro de 1810 se deu a batalha entre o exército anglo-luso, comandado por Wellington e o francês por Massena.




Depois das fotos, toca a descer a grande ritmo até Aguada de Baixo. Foi uma voltinha de cerca de 70 kms.

Atenção, amanhã a hora de saída é um pouco mais cedo, dado decidirmos ir até ao Moinhos de Penacova. Arrancamos às 8horas em ponto.