19 março 2010

Dia do PAI

19 Março
A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano de guerra ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia. Ela queria homenagear o seu próprio Pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz o sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.
O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei que passou a ser comemorado no dia 19 de Março, também Dia de S. José, embora em muitos países, como no Brasil por exemplo, a data é celebrada no segundo domingo de Agosto, por causa de 14 de Agosto ser dia de São Joaquim; patricarca da família. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, e em outros países como Africa do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.
Hoje em dia, ninguém pode parar para relaxar e pensar, pensar no quanto era bom passar o dia em família. Mas há pais que arranjam tempo para a família. E isso é fantástico.
Ser pai é fantástico…

…”é saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho”;
… é não esperar recompensa;
… é aguentar a dor de ver os filhos passarem por angústias e sofrimentos necessários;
… é protegê-los, também, sem que eles percebam…
Uma última mensagem: por mais que, o vosso Pai seja diferente, deficiente, alcoólico ou doente aproveitem e amem-no, pois um Pai não dura para sempre, caros amigos…
A BiciARCA team felicita todos, em especial, os pais, os filhos que, um dia, pais serão.
Feliz Dia!

14 março 2010

ESTÃO DE PARABÉNS!!!

Com uma manhã um pouco fria, mas com um sol a anunciar a Primavera, e tal como era esperado, lá estávamos todos no local do costume. Já tínhamos planeado ir à Praia da Vagueira. Cerca de 13 elementos, nesta grande volta de Domingo em que fizemos 73 km.
Também 3 elementos estiveram na prova de btt do Corticeiro de Cima (Mira) - resultados nos próximos dias.
A nossa presença na Noite das Sopas também não podia deixar de ser falada, pois foi um êxito, assim como a ARCA com o evento, que juntou, uma vez mais, muitas pessoas da freguesia numa iniciativa muito interessante, o que é de louvar.

Estão a trabalhar bem...Parabéns!!!