19 março 2010

Dia do PAI

19 Março
A data tem origem na antiga Babilónia, há mais de quatro mil anos, em que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano de guerra ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia. Ela queria homenagear o seu próprio Pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz o sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os seus outros cinco filhos sozinho.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém.
O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon introduziu o Dia do Pai na lei que passou a ser comemorado no dia 19 de Março, também Dia de S. José, embora em muitos países, como no Brasil por exemplo, a data é celebrada no segundo domingo de Agosto, por causa de 14 de Agosto ser dia de São Joaquim; patricarca da família. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, e em outros países como Africa do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.
Hoje em dia, ninguém pode parar para relaxar e pensar, pensar no quanto era bom passar o dia em família. Mas há pais que arranjam tempo para a família. E isso é fantástico.
Ser pai é fantástico…

…”é saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho”;
… é não esperar recompensa;
… é aguentar a dor de ver os filhos passarem por angústias e sofrimentos necessários;
… é protegê-los, também, sem que eles percebam…
Uma última mensagem: por mais que, o vosso Pai seja diferente, deficiente, alcoólico ou doente aproveitem e amem-no, pois um Pai não dura para sempre, caros amigos…
A BiciARCA team felicita todos, em especial, os pais, os filhos que, um dia, pais serão.
Feliz Dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário