17 maio 2010

BiciARCA na Homenagem a Bruno Neves

Memorial Bruno Neves
16 Maio
Póvoa de Varzim - Srª da Graça(Mondim de Basto)
saída da Póvoa de Varzim (junto à Praça de Touros)

passagem em Fafe

Serrano - ainda com vontade de rir

Pinho - não estava nada fácil


Joel Gouveia - já na subida para a Srª da Graça

final feliz para Ricardo Serrano

Joel Gouveia

Joel agradecendo aos deuses

Rafael Pires - estava quase no topo

Rafael passando a meta

Almoço convívio no inicio da subida para a Srª da Graça

4 guerreiros com a famosa montanha por detrás



Grupo de Apoio aos BiciArquistas
No passado Domingo, 16 de Maio, a Bikeservice, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, organizou o Memorial Bruno Neves, que consiste num passeio em bicicleta entre a Póvoa de Varzim e Senhora da Graça. “Este é exactamente o mesmo percurso que cerca de 300 ciclistas amadores, percorreram na manhã de 11 de Maio de 2008. Nesse mesmo dia, Bruno Neves faleceu enquanto disputava o Grande Prémio de Amarante. O talentoso ciclista era, na altura, líder da Taça de Portugal e ciclista seleccionado para os Jogos Olímpicos.”

O percurso, de 115 quilómetros teve início às 9h30 junto da Praça de Touros, pedindo já algum tipo de preparação para enfrentar a dureza de quatro horas de percurso. Ficando assim, como a melhor forma de homenagear Bruno Neves, cujo talento e sucesso deixavam adivinhar uma grande carreira no ciclismo nacional.

Percurso, como já referido, de dificuldade média/alta, com uma distância de 115 km. Póvoa de Varzim – Famalicão – Guimarães – Fafe – Alto da Lameira – Gandarela – Mondim de Basto – Senhora da Graça. O grupo de cerca de 400 ciclistas, foi compacto até Fafe, sendo a partir desta localidade aberto até ao alto da Senhora da Graça.
Os participantes receberam apoio de líquidos nos postos de abastecimento, tendo sido o primeiro posto de abastecimento no Alto da Lameira Km 85, e o segundo no início da subida para o alto da Senhora da Graça.

Percurso bastante duro e desgastante, onde os quatro aventureiros da BiciARCA team mostraram bastante qualidade, apesar da falta de experiência em provas de estrada.A saída de casa foi bastante cedo (6h45m), para se fazer a viagem com tranquilidade, chegando com tempo suficiente para um bom aquecimento. Alguns dos familiares e amigos dos participantes na prova também os acompanharam manhã cedo e outros foram ao seu encontro a meio da manhã. Este segundo grupo de apoiantes incansáveis da BiciARCA lá estava no início da subida para a Srª da Graça, onde as forças já não eram muitas, mas com os incentivos e apenas o facto de ali estarem presentes trouxe uma força suplementar a quem pedalava. O primeiro grupo, que os acompanhou desde cedo, estava na primeira parede do dia, que seria à entrada de Fafe. Voltaram a estar com o grupo a poucos quilómetros de Mondim de Basto de onde já não se separaram, fazendo todo o tipo de apoio. Fantástico! E graças a eles estes BiciArquistas conseguiram chegar ao topo da dura Srª da Graça. O Rafael, que veio alguns quilómetros à boleia de um carro de apoio de outra equipa, devido a avaria mecânica na sua bicicleta, chegou ao inicio da subida onde estava o segundo grupo de apoio para aí terminar a sua experiência, mas um dos apoiantes, Vital Dias, conseguiu solucionar o problema e assim permitir ao Rafael a experiência de tentar subir a montanha, que doía só de olhar. Rafael agradeceu da melhor forma, chegando ao topo, cortando a meta com grande satisfação. Os outros também o conseguiram, com enorme dificuldade mas com uma vontade imenso de conseguir realizar um sonho e de ao mesmo tempo homenagear o grande ciclista Bruno Neves.
Os ciclistas da BiciARCA team agradecem muito todo o apoio recebido nesta prova. Foi um dia bem passado, com experiências únicas e excepcionais, onde mais uma vez saiu reforçado este grupo de amigos aos quais se juntou a família, num Domingo de franco convívio. Viva a BiciARCA, viva a ARCA !!!

3 comentários:

  1. Quero desde já dar os parabéns aos 4 biciarquistas pelo seu feito:
    - parabéns Rafael por teres conseguido regressar a prova graças á ajuda preciosa do Sr Vital;
    - parabéns Joel pela tua força de vontade e serenidade;
    - Parabéns Pinho por teres sido o primeiro dos biciarquistas a cortar a meta;
    - e parabéns Ricardo por teres alcançado o que eu considero que era para além de um objectivo teu era sem dúvida um sonho: a meta!

    Estiveram os 4 muito bem!

    Não posso deixar de dizer que foi um domingo excelente com um convívio de muita qualidade,com pessoas super simpáticas... sem dúvida a repetir!

    Ah e temos de dar mérito ás paisagens que são lindíssimas!

    Aproveitem todos para descansar porque merecem!

    Beijinhos e boa semana
    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Antes de prosseguir, agradeço muito o comentário da Liliana.
    Foi fantástico! É uma experiência única... Quem gosta de ciclismo e sente este desporto percebe este sentimento. Foi único!
    O apoio dado por todos foi preponderante. Sem ele, eu não teria, concerteza, chegado ao fim. Em especial ao Xarif, à Liliana e à minha mulher, mais uma vez, um muito obrigado pela ajuda na subida.
    A todos os outros que estiveram connosco, também vai o agradecimento.
    Foi um Domingo diferente, bonito, não só pela prova mas sim pelos locais por onde passámos. É uma zona do país linda de se ver, com paisagens deslumbrantes...

    fiquem bem

    ResponderEliminar
  3. Foi um dia muito bom, uma prova de sacrificio, dor e o Prazer de Homenagear um atleta de Gabarito e um desporto de excelencia.Obrigado pelo apoio dos apoiantes da Biciarca e suas familias que mais uma vez mostrou como a grandeza e a humildade não tem tamanho. Para o ano que vem contem comigo, já agora vai um treininho ate ao geres?!??!?!??

    ResponderEliminar